Make your own free website on Tripod.com

.

ASPECTOS FÍSICOS E LOCALIZAÇÃO DE INHAPIM

.

Informações gerais sobre o município:

Área: 862,43 Km²

 

Organizações político-administrativas: O município é sede de Fórum da Comarca possuindo aproximadamente 20.000 eleitores. A cidade tem 61 anos de emancipação político-administrativa.

 

Localização: 19°33’00’’ – Latitude sul e 42°06’00’’ – Longitude oeste, região de transição entre o Vale do Rio Doce e Zona da Mata.

Limites geográficos: Ao Norte: Dom Cavati e Tarumirim

Ao Sul: Caratinga, Ubaporanga, Imbé de Minas, São Domingos das Dores e São Sebastião do Anta.

Ao Leste: Ipanema, Pocrane e Alvarenga.

A oeste: Iapu e Caratinga.

 

Solos: São latossolos profundos, pouco rasos e bem drenados. Há grande variação em níveis de acidez e fósforo, mas na grande parte são ácidos e pouco férteis.

 

Recursos Hídricos: Rio Caratinga, Rio Manhuaçu, Rio Preto, Córrego São Silvestre.

 

Cobertura Vegetal: É formada principalmente por floresta secundária estacional semidecidual. Planície de encosta típica do Vale do Rio Doce.

 

Relevo: 20% montanhoso, 70% ondulado e 10% baixada.

 

Altitude: 800 a 1.000 m

 

Temperatura: Verão chuvoso com médias mensais oscilando em torno de 23°c e máxima diária entre 27°c a 29°c. O inverno caracteriza-se por temperaturas de 12°c a 18°c.

 

Índice Pluviométrico médio: 1.100 mm anuais distribuídos em uma estação chuvosa de outubro a março. O período seco vai de abril a setembro.

 

Divisão Municipal: O Município está dividido politicamente em 3 distritos: Tabajara, Itajutiba e Sede. Existem 37 comunidades cortadas por aproximadamente 400 Km de estradas vicinais. As estradas intermunicipais ligam aos pólos de Caratinga, Ipatinga e Governador Valadares.

 

Rodovias Interestaduais, Intermunicipais e vicinais: BR 116 – Rio Bahia, BR-458 – Intermunicipal e MG – 425 - vicinal.